Severino Fabriani (1792 – 1849)

28/09/2011 13:39

Severino Fabriani (1792 – 1849)

    Sacerdote da Diocese de Modena – Itália, pioneiro da educação e instrução dos surdos, fundador do Instituto religioso das “Filhas da Providência para Crianças Surdas”. Letrado, historiógrafo, filosofo, teólogo, físico, naturalista: homem de profunda cultura, mas, sobre tudo, pai dos surdos, sob sinal da Providência os amou, educou e instruiu; para eles fundou uma família religiosa. Deixou às suas filhas uma precisa herança de caminho espiritual rumo à santidade: “primado de Deus e abandono à sua Providencia; busca constante da glória de Deus, empenho contínuo pela santidade através de exercícios das virtudes teologias, da humanidade, obediência, paciência, mansidão, filial confiança em Deus, amor ao serviço”

    Sua filhas em fidelidade dinâmica ao Carisma fundamental, mantém o compromisso do 4º voto: educar, instruir e servir aos surdos, continuando a trabalhar na Itália e no mundo.

Nossas Casas espalhadas pelo mundo:

Modena – Itália

Carpi – Italia

Cásola – Italia

Roma – Italia

Brasil – 1976

Sri Lanka – 1996

Nigéria – 2003

 

Oração

    Oh Deus, que acendestes o amor pelos surdos no coração do Padre Severino Fabriani e lhe inspirastes a fundação das “Filhas da Providencia” e que, por meio delas, renovas a cada dia o effatá misericordioso do teu Filho, glorifica o teu Servo fiel e, por sua intercessão, concedi-nos a graça que te pedimos (pedir a graça que necessita). Isto te pedimos por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém!

Instituto Severino Fabriani para Crianças Surdas

Rua: Odilon Chaves, 39 – Jardim Nazaré – 08150-560 – São Paulo-SP – tel: 011- 2535-1986.

 

Servo de Deus Severino Fabriani

  • O carisma de Severino Fabriani, o fundador da Congregação das Filhas da Providência para Crianças Surdas

    O carisma de Fabriani tem origem a partir da irrupção de Deus na sua história pessoal, através da afasia que o atinge em 1822 constrangendo-se a deixar o ensino no seminário e produzindo nele a desolação de um certo isolamento. Do mesmo modo a atenção dada à meninas surdas e mudas parte, nele, de um autêntica caridade sacerdotal para com estas pessoas necessitadas.

    A metodologia do Fabriani nesta obra educativa, além dos elementos científicos que contradistinguem, se fundamenta sobre a caridade que podemos articular, por trás do seu ensinamento, em algumas proposições deduzidas da sua própria espiritualidade:

- “A vida do amor” como estilo educativo

- Condução familiar e perspectiva comunitária na educação dada às meninas surdas

- Caridade e firmeza na ação educativa

- Ensino individualizado e atenção a todos os aspectos da personalidade

- A educação religiosa para chegar ao conhecimento de Deus Criador e Redentor, e assim realizar a própria vocação humana e cristã.

b) O caminho espiritual em direção à santidade

    Dos seus escritos, e

m particular das cartas, emerge uma profunda espiritualidade que anima o seu empenho e que Dom Severino Fabriani indica às almas a ele confiadas como caminho seguro em direção à perfeição; acenamos aos traços fundamentais da mesma:

- O primado de Deus e o abandono inco

ndicional a ele e à sua Providência

- Uma intensa vida de fé, esperança e caridade

- Jesus Crucificado como modelo e exemplo das virtudes da alma em caminho para o Paraíso

- Busca constante da glória de Deus, da sua presença, da sua adorável vontade

- Empenho contínuo pela santidade através de exercícios das virtudes teologias, da humanidade, obediência, paciência, mansidão, filial confiança em Deus, amor ao serviço

 

- Devoção ao coração amorosíssimo de Maria