A PESSOA SURDA: DO DIAGNÓSTICO À PARTICIPAÇÃO SOCIAL

30/09/2011 16:31

A PESSOA SURDA: DO DIAGNÓSTICO À PARTICIPAÇÃO SOCIAL

    A deficiência auditiva traz muitas limitações para o desenvolvimento do indivíduo. Considerando que a audição é essencial para a aquisição da linguagem falada, sua deficiência influi no relacionamento da mãe com o filho e cria lacunas nos processos psicológicos de integração de experiências, afetando o equilíbrio e a capacidade normal de desenvolvimento da pessoa.

    Mesmo assim, ainda hoje, a sociedade conhece bem pouco os portadores de deficiência. Esse desconhecimento se reflete por exemplo na ausência de estatísticas brasileiras tanto a respeito de seu número real quanto das formas de assistência disponíveis, de sua integração social e de sua inclusão no mercado de trabalho. O retrato da ausência de informação se reflete na rara presença desse assunto em noticiários, e na pequena oferta de serviços adequados a portadores de deficiência – apesar de eles corresponderem a cerca de 10 por cento da população de países em desenvolvimento, como o Brasil.

    No Brasil existem muitas leis voltadas para os portadores de deficiência, indicando a necessidade de diferenciação em relação aos demais cidadãos. No entanto, mesmo após decretadas, as leis são implantadas de modo lento e parcial, sendo ignoradas pela maior parte da população. Os portadores de deficiência precisam sempre recorrer à legislação para reivindicar seus direitos de cidadão.

Fonte: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Tema: Deficiência Auditiva, por: Maria Cristina da F. Redondo & Josefina Martins Carvalho.