A imagem do Pensamento - Catarina Kiguti Kojima

30/09/2011 16:10

A Imagem do Pensamento

 

    “Respeitar o surdo como cidadão é, antes de mais nada, querer que esse cidadão faça parte da nação!”

 

Catarina Kiguti Kojima

Arte-educadora

Pedagoga especializada em Educação de surdos

    Todas as coisas, quando nos aparecem, surgem numa miríade de tamanhos e formas, enoveladas numa multiplicidade de sensações, além de que tendem a se enredar Às malhas das interpretações que inevitavelmente fazemos das coisas.Desenredar essa emaranhada meada, em qualquer sentido, ou seja, fazer analise de todas essas experiências, exige poderes de pensamento muito peculiares, a habilidade de agarrar nuvens e fumaças, vastas e inatingíveis, organizá-las em disposição ordenada e recolocá-las numa linguagem comunicável.

    Os ouvintes têm em seus cérebros a parte auditiva desenvolvida, o que não ocorre com os surdos, pois, esta parte está adormecida. Contudo, a visão dos surdos é extremamente aguçada; uma compensação da natureza.

    Segundo os neuroliguistas, o lado esquerdo do cérebro é responsável pela fala e o lado direito, pela imagem. Isto nos ajuda a perceber uma outra peculiaridade dos surdos, a formação de uma frase com significação.

    Por analogia, a arte de configurar as mãos com expressões faciais e corporais precisas, adequadas à ideia ou ao sentimento, reproduzem a imagem do pensamento.

    As sequencias das imagens são colocadas na frase como em uma historia em quadrinhos, ou em um filme. O que é visto em primeiro, segundo, terceiro lugar, e assim por diante, é exatamente o que sinalizará, expressando como no cinema mudo, onde o enredo é contado somente com imagens. Isto parece ser simples, mas é fundamental para a comunicação de surdos e na tradução da Língua de Sinais para o Português.