Como detectar a perda auditiva em uma criança?

30/09/2011 16:36

Como detectar a perda auditiva em uma criança?

 

    Sempre é mais fácil descobrir a perda severa ou profunda do que a leve ou moderada. De qualquer forma, é importante que os familiares e o pediatra sejam observadores e atentos, para detectar eventuais sinais de perturbação, desde as primeiras semanas após o nascimento.

    Se o bebê for exageradamente quieto, não virar a cabeça procurando a origem de algum barulho forte, como um trovão, por exemplo – ou continuar o choro, mesmo que a mãe tente acalmá-lo apenas com a voz, talvez seja o caso de se preocupar. A mãe precisa comentar isso com o pediatra, para que ele avalie a necessidade de encaminhamento a um especialista.

    Quando a perda auditiva é detectada precocemente, o profissional se preocupa inicialmente em fornecer informações aos pais, para que eles saibam o que fazer e, principalmente, possam acolher esse filho e aprender a lidar com a situação inesperada.– como um trovão, por exemplo – ou continuar o choro, mesmo que a mãe tente acalmá-lo apenas com a voz, talvez seja o caso de se preocupar. A mãe precisa comentar isso com o pediatra, para que ele avalie a necessidade de encaminhamento a um especialista.

    Quando a perda auditiva é detectada precocemente, o profissional se preocupa inicialmente em fornecer informações aos pais, para que eles saibam o que fazer e, principalmente, possam acolher esse filho e aprender a lidar com a situação inesperada.

    Idealmente, a surdez deve ser diagnosticada o mais cedo possível, mas não é o que acontece na maior parte das vezes. Com freqüência a criança fica sem atendimento até o momento de ir para a escola. Quanto mais tempo se passa, maiores são as dificuldades de desenvolvimento – tanto no campo da linguagem quanto nos níveis social, psíquico e cognitivo.

    Quando há problemas, o diagnóstico precoce permite que a família seja orientada desde o primeiro momento, recebendo informações de profissionais (médico, psicólogo, fonoaudiólogo) e tendo apoio para cuidar do desenvolvimento da criança.

    Depois de o médico diagnosticar uma perda auditiva, e identificar o grau dessa perda, ele precisa encaminhar a criança para um tratamento fonoaudiológico integrado, a ser feito pelo fonoaudiólogo, com a equipe que for considerada necessária. Dependendo do caso, o profissional competente indicará o uso de um aparelho auditivo.

Fonte: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

    Tema: Deficiência Auditiva, por: Maria Cristina da F. Redondo & Josefina Martins Carvalho.